
Nos últimos dias temos dedicado as nossas horas livres ao jardim, tem sido assim todos os anos, quando o bom tempo chega. O jardim está calamitoso devido ao Inverno de abstinência e desleixo total. Mas porque é que o jardim é tão ignorado durante todo o Inverno? Que não seja tão aprazível nos dias chuvosos é compreensível mas daí a não ser visitado de todo, talvez seja um hábito que precisemos mudar, talvez esteja mais do que na altura de fazer deste espaço exterior mais uma divisão da casa e não apenas um lugar de veraneio.
Há umas semanas li este texto de Joshua Becker "How to Stage Your Home for Living". Não sei se em todo o lado é assim mas aqui em Inglaterra há programas televisivos que nos respondem à questão: "Como preparar a nossa casa para a colocar à venda?", depois de ler o texto de Joshua a pergunta que se me impõe é: "Como preparar a minha casa para viver nela?" e a parte que me veio à cabeça imediatamente foi o nosso jardim.
Se me perguntassem: "Se tivesse de mudar de casa o que preferia, moradia ou apartamento?", imediatamente eu responderia moradia, pelo espaço exterior que posso proporcionar às miúdas. Com esta resposta revejo-me numa total falta de congruência que nada tem a ver comigo e da qual fujo normalmente a sete pés. Que sentido faz eu estar a pagar mais por um espaço que não usufruo 365 dias por ano? Não faz sentido nenhum, assim como não faz sentido eu sonhar com finais de tarde enrolada num cobertor, à lareira, de caneca na mão e música suave no ar a trocar mimos com o meu eterno namorado, ter o espaço certo para o fazer e simplesmente nunca lhe abrir a porta.
Ter coragem para sentir as quatro estações, tirar partido do melhor que cada uma nos traz, dar-nos o tempo para simplesmente estarmos e termos prazer na nossa própria companhia, é para isso que serve um jardim. ♥
[no jardim com esta música]
#musica #jardim #minimalismo #viverintencionalmente #minhacasameumundo #ascoisasimportantesdavida #viverdevagar #hygge #invernoacolhedor